O que são os Implantes dentários?
São “raízes artificiais”, utilizadas para substituir os dentes ausentes ou perdidos com o objectivo de suportar uma coroa e/ou prótese.
Como funcionam os Implantes Dentários?
Como os implantes são colocados no osso dos maxilares, permitem um suporte estável para os dentes artificiais. As próteses removíveis e as pontes colocadas sobre o implante não caem nem se deslocam na sua boca - um benefício importante para a mastigação e a fala. Esta adaptação segura ajuda a que as próteses removíveis e as pontes - tal como as coroas individuais colocadas sobre implantes - sejam sentidas mais naturalmente do que as pontes e próteses convencionais.
Fases do tratamento com Implantes dentários
Os tratamentos com implantes dentários contemplam basicamente 3 etapas, assegurando uma sequência segura e previsível.
1- Fase Digital
Após a consulta inicial, é montado um clone digital da boca do paciente, usando raios-X, imagens 3D, fotos e vídeos. A posição, a forma e o tamanho dos dentes futuros são determinados. Com base nisso, o Clínico determinará a posição ideal de cada implante e o melhor tipo de implante para o caso. O paciente recebe um plano de tratamento completo, com todos os procedimentos, custos e explicações adicionais.
2- Fase Cirúrgica
A cirurgia de implantes é realizada. Em casos mais complexos, nesta fase muitas vezes há necessidade de realizar enxertos ósseos, enxertos de tecidos moles ou outros procedimentos adicionais. Após a cirurgia, o paciente poderá sair com restaurações provisórias. Uma a duas semanas depois, as suturas são removidas. Esta fase é seguida por um período de cicatrização, necessário para a osteointegração dos implantes dentários, variável de 2 a 5 meses, conforme o caso.
3-Fase Restauradora/Protética
O dentista realiza uma impressão/molde final, hoje em dia quase sempre de formal digital (sem massas ou silicones), que é depois enviada para o laboratório. O laboratório possui condições biológicas, estruturais e funcionais ideais para concluir o caso, conforme projetado inicialmente. Os trabalhos finais são fabricados e fixados por parafuso ou ligados aos implantes dentários.
DR. MIGUEL FRAGA GOMES
Médico Dentista (pré-bolonha – 6 anos), DDS, MsC
-Licenciado em Medicina Dentaria em 2002 (ISCS-N)
-Pós-graduação em Cirurgia Oral (Univ Toulouse)
-Mestrado em Implantologia 2007 (pré-bologna) (Fac Med Dent Univ Porto)
- Especialista em Cirurgia Oral pela Ordem Medicos Dentistas
Vogal da SPCO (Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral)
-Credenciado em Implantes Zigomáticos (Nobel Biocare-Brussels, Clinica Aparicio - Barcelona, ILAPEO–Curitiba, Brazil)
-Pos-graduado Reabilitação Oral Biomimética Avançada – CESPU
Trata maioritariamente, casos complexos do ponto de vista estético e cirúrgico, sobre dentes e implantes dentários
+351 222 052 348 (Geral-PCM)
+351 226 001 616 (Geral-MFG)
+351 961 817 598 (PCM)
+351 960 157 639 (MFG)
Rua da Venezuela 249,
4150-744 Porto
-Bessa Leite
209 mais 1 min. a pé
-Casa das Artes
504 mais 5 min. a pé
-Bessa ( McDonald's Av Boavista)
201-203-502-503 mais 5 min. a p